Foto: Defesa Civil
Vistorias foram feitas a partir de interdições encaminhadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM)
Uma equipe da Defesa Civil realizou visitas técnicas em duas barragens interditadas no Estado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Na última semana, o órgão interditou no país 56 barragens com problemas de estabilidade, entre as quais uma pertencente à Companhia Brasileira de Cobre (CBC), em Caçapava do Sul, e outra da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), em Minas do Leão. Essas duas não tinham a Declaração de Controle de Estabilidade (DCE).
Depois de Mata, festival de balonismo deve chegar a outras duas cidades da região
Nesta quarta-feira, o responsável pela 1ª Coordenadoria de Defesa Civil, major Rinaldo Castro, realizou uma visita à barragem de Minas do Camaquã, no interior de Caçapava do Sul. Acompanhado por técnicos da prefeitura e da CBC, constatou que não há risco de inundação em caso de colapso na estrutura.
A comunidade, onde cerca de 500 pessoas residem próximos à barragem, está acima no nível da água. O diretor-presidente da CBC, Paulo Régis Monego Júnior, se comprometeu a encaminhar a documentação que atesta a estabilidade estrutural da barragem.